EM PAULINO NEVES POPULAÇÃO RECLAMA DA AMPLIAÇÃO DE EMPREENDIMENTO EÓLICO E TRANSPARÊNCIA NOS RECURSOS DO ISS

Resultado de imagem para OMEGA ENERGIA
A Omega Energia - empresa que está ampliando seu parque de produção de energia eólica em Paulino Neves, levou a população de Paulino Neves a contestar a ampliação desse empreendimento na região das dunas e litoral do município.

Houve questionamentos por parte de populares sobre a proibição de tráfego por algumas rotas tradicionais utilizados por pescadores e guias de turismo que dar acesso às lagoas e praias como Barro Vermelho, Caburé e outras.

Por outro lado, a empresa em uma reunião com poder público feita na Câmara de Vereadores na manhã de hoje (06) disse que está fazendo investimentos na região e citou como exemplo parte de pavimentação da rodovia estadual MA-315 e pavimentação com bloquete de 5km na zona urbana de Paulino Neves (ainda não iniciado) objeto de um Termo de Compromisso com a prefeitura.

A empresa reforçou que os acessos não estão bloqueados, mas ainda assim há a contestação dessa alegação por alguns moradores. Também há questionamentos sobre os investimentos resultantes da contrapartida social e da contribuição para o município do imposto sobre serviços (ISS). Aliás, muito cobrado pela parlamentar Ana Lúcia. 

Sobre a pavimentação ainda não há descrição de mapa urbano com as ruas que serão pavimentadas e nem está claro se haverá um sistema de drenagem das águas pluviais (esgotamento sanitário).

Um descuido com relação a essa nossa observação do sistema de drenagem pode provocar um problema social como alagamentos e outras mazelas, haja vista, Paulino Neves ter um lençol freático muito superficial e este aflorar facilmente no período chuvoso. O terreno arenoso que absorve quase toda a água pluvial (chuvas) com a pavimentação deverá diminuir essa capacidade. 

Paulino Neves já recebeu mais de 3 milhões de reais de imposto do ISS oriundos do empreendimento da energia eólica, mas há também questionamentos de parlamentares como a Vereadora Ana Lúcia e de populares em relação a aplicação desses recursos. Em 2016 foram mais de 900 mil reais recebidos pelo município e em 2017 mais de 2 milhões.

Outros dados apresentados pela empresa.


Ampliação do Parque com a construção de dois novos: Delta 5 e Delta 6 com 40 novos aerogeradores.


Colaboração:Blog Elivaldo Ramos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Divulgadas as medidas de transparência para eleições 2018 pelo Ministério Público do Maranhão

SAÚDE PEDE SOCORRO NA CIDADE DE BARREIRINHAS

Moradores da Travessa Joaquim Diniz em Barreirinhas reclamam de atrasos em Obras